segunda-feira, 11 de abril de 2011

Malaquias

Malaquias
 
Introdução 

1. Malaquias era um dos três profetas após o exílio, sendo os outros Ageu e Zacarias
2. Objetivos do escrito:
   A. Repreender os exilados, que estavam voltando;
    B. Declarar que Deus não toleraria mais os seus pecados pelos quais eles foram levados ao cativeiro;
    B. exortá-Los quanto ao iminente juízo;
    C. Revelar-lhes determinados eventos do futuro relacionados ao Messias na primeira e segunda vinda;
     D. Deus fala do pecado de Israel e ele se nega a reconhecer que Ele os está advertindo legitimamente;
     E. Há 9 exortações de Deus contra Israel e 9 respostas rebeldes de Israel;
     F. Uma das maiores evidências de rebeldia é o espírito excessivamente crítico de uma pessoa.
      
Desenvolvimento
9 afirmações de Deus a Israel e 9 repostas rebeldes

Malaquias expõe Deus enfrentando um espirito filosófico mais terrível de toda a Bíblia; não a boa filosofia, mas aquela destrutiva que coloca incredulidade em todos que estão ao redor.

9 afirmações de Deus e 9 respostas rebeldes:

 
     1. Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: em que nos tem amado? 1.2
     2. Os sacerdotes desprezam o meu nome. E vós me dizeis: em que nós temos desprezado o teu nome? 1.6
     3. Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: em que te havemos profanado? 1.7, 1.12, 1.13, 2.11
      4. Vós tendes praticado a hipocrisia - com choro e gemidos insiceros, de sorte que Ele não olha mais para as vossas ofertas. E dizeis: por quê? 2.13,14
      5. Enfadais o Senhor com as vossas palavras, e ainda dizeis: em que o enfadamos? 2.17
      6. Desde o dia de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos; tornais para mim, e eu me tornarei para vós, mas vós dizeis: em que havemos de tornar? 3.17
      7. Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: em que te roubamos? -3.8
      8. As vossas palavras foram agressivas para mim; mas vós dizeis: que temos falado contra ti? 3.13
      9. Vós tendes dito: inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos? 3.14
 
Conclusão
 
    1. Tudo isso Malaquias falou com um objetivo: alertar quanto a primeira e segunda vinda do Senhor 3.1; 3.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário